Modelo e análise de previsão de desempenho pela metodologia de análise multivariada de dados: um estudo empírico do setor de energia elétrica.

Autores

  • Antônio Fernando De Andrade O. Pereira
  • Carlos Pedrosa Júnior
  • Evandro José Santos Ramos

Palavras-chave:

Desempenho

Resumo

Este trabalho tem como objetivo estimar empiricamente uma equação com corte simultâneo de previsão de desempenho das empresas do setor energético no Brasil. O estudo utiliza-se de uma amostra de 40 empresas do setor, através do levantamento das demonstrações contábeis de 2003, junto à Comissão de Valores Mobiliários e à Bolsa de Valores de São Paulo. A metodologia adotada foi composta de técnicas de análise multivariada, conjugando-se a análise fatorial e a análise discriminante, trabalhando com o software Statical Package for the Social Sciences (SPSS) versão 10.0. Na fundamentação teórica foram estudadas exaustivamente as técnicas multivariadas e alguns trabalhos recentemente apresentados em congressos. Os resultados obtidos evidenciaram a eficácia do modelo na previsão de desempenho, contribuindo com as empresas de rating na análise de crédito.

Downloads

Como Citar

O. Pereira, A. F. D. A., Júnior, C. P., & Ramos, E. J. S. Modelo e análise de previsão de desempenho pela metodologia de análise multivariada de dados: um estudo empírico do setor de energia elétrica. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/2090

Edição

Seção

Controladoria