Análise de custos gerenciais e estratégias de formação de preços em uma loja de produtos agropecuários de uma cooperativa da serra gaúcha

Autores

  • Alex Eckert UCS
  • Marlei Salete Mecca UCS
  • Roberto Biasio UCS
  • Eder Sassi UCS

Palavras-chave:

Cooperativa

Resumo

O presente trabalho aborda a análise de custos gerenciais e apresenta algumas estratégias de formação/flexibilização de preços que lojas pertencentes às cooperativas podem utilizar para aumentar o faturamento e melhorar o resultado. O estudo pretende responder a questão: Que estratégias uma cooperativa de leite pode utilizar para aumentar o faturamento de mercadorias (bens que são adquiridos de terceiros) comercializadas juntos aos seus associados? Diante disso, o estudo tem por objetivo identificar algumas estratégicas que permitam às cooperativas de incrementar seu faturamento e o resultado. Por meio de simulações, o estudo também apresenta os efeitos no resultado caso as estratégias sugeridas forem implementadas e as projeções se confirmarem. A relevância deste estudo se justifica pela crescente importância dos custos no processo decisório das organizações, bem como, a dificuldade que as lojas pertencentes às cooperativas enfrentam para aumentar o seu faturamento, em virtude da restrição de mercado. A metodologia aplicada neste projeto consiste no estudo de caso, considerando os processos relacionados a uma cooperativa, evidenciando custos variáveis, margem de contribuição e potencial de mercado. Nos resultados do trabalho, constata-se que a cooperativa pode aumentar em 64% as suas vendas realizadas para agricultores cooperativados que lhe fornecem leite, se mantida a relação apresentada entre a cooperativa e os dez associados avaliados. Com base nas simulações feitas, considerando-se projeções de variações de preço x variações de quantidades vendidas, a cooperativa pode conseguir um incremento de 16,02% no faturamento e um aumento de 30,47% na margem de contribuição total.

Downloads

Como Citar

Eckert, A., Mecca, M. S., Biasio, R., & Sassi, E. Análise de custos gerenciais e estratégias de formação de preços em uma loja de produtos agropecuários de uma cooperativa da serra gaúcha. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/213

Edição

Seção

Custos como ferramenta para o planejamento, controle e apoio a decisões