Fatores de competitividade internacional e o crescimento das exportações - um estudo da indústria calçadista cearense
Palavras-chave:
Setor CalçadistaResumo
A literatura sobre competitividade internacional é vasta, contempla abordagens diversificadas e converge para a idéia de que ela é medida pela capacidade da empresa em ser mais eficiente do que a concorrência. Na prática, há influências internas e externas à firma que a impulsionam a ser mais ou menos competitiva que as demais, numa sucessão de rivalidade. Este processo, existente há tempos, vem-se acirrando ultimamente, atingindo, inclusive, o setor de calçados. O presente trabalho objetiva estudar como as estratégias competitivas, dentre elas, o gerenciamento de custos, têm contribuído para o crescimento constante das exportações cearenses de calçados. Para tanto, empreendeu-se pesquisa bibliográfica, sobre teorias estratégicas do comércio internacional; documental, a partir de dados das exportações do setor calçadista cearense nos últimos anos; e estudo de caso múltiplo, mediante questionário estruturado, aplicado a nove empresas cearenses exportadoras de calçados. O estudo revelou que, não obstante o protecionismo imposto pelas economias fortes, o calçado cearense tem tido aceitação crescente no mercado internacional graças aos incentivos governamentais e às estratégias adotadas pelas empresas, em termos de formação de preço de vendas, marketing, formação e gerenciamento de custos, insumos e custo de capital, inovação e tecnologia, logística e canais de distribuição.Downloads
Como Citar
De Oliveira, M. C., & Dias, J. G. Fatores de competitividade internacional e o crescimento das exportações - um estudo da indústria calçadista cearense. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/2152
Edição
Seção
Gestão Estratégica de Custos