Análise do comportamento decisório frente à influência dos efeitos certeza e framing no ambiente contábil
Palavras-chave:
Efeito CertezaResumo
Na busca por entender de que forma profissionais de contabilidade estão analisando e repassando informações, o presente estudo objetivou evidenciar situações de tomada de decisão em ambiente contábil sob a perspectiva da Teoria dos Prospectos e de dois de seus principais efeitos: Certeza e Framing. Buscou-se evidenciar que as decisões no ambiente contábil são baseadas principalmente em julgamentos, contribuindo, assim, para a consciência das imperfeições dos processos decisórios. Sendo uma pesquisa descritiva, aplicou-se questionário estruturado e não disfarçado à profissionais da área de Contabilidade. O questionário foi dividido em dois tipos (I e II), dividindo assim o campo dos ganhos e das perdas. Por meio da análise dos resultados, pôde-se constatar que de maneira geral as questões que envolvem certeza no campo dos ganhos são as mais procuradas entre os respondentes. Assim sendo, é possível identificar a presença do Efeito Framing. Pôde-se, ainda, constatar uma atitude diferenciada frente ao campo das perdas onde houve a busca pela perda certa, contrariando a Teoria em questão, quando da presença de um diferença significativa de valores esperados. Através desse estudo buscou-se auxiliar os decisores na tarefa de repensar seus atuais processos de tomada de decisão, por meio da conscientização de que são dotados de uma racionalidade limitada e que seus julgamentos são passivos de desvios.Downloads
Como Citar
Barreto, P. S., Macedo, M. A. da S., & Alves, F. J. Análise do comportamento decisório frente à influência dos efeitos certeza e framing no ambiente contábil. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/217
Edição
Seção
Custos como ferramenta para o planejamento, controle e apoio a decisões