Gestão estratégica de custos e formação de preços: estudo de caso de uma pequena empresa de informática

Autores

  • Herbert Newton Mota Guerra
  • Frederico Santana Tescarolo
  • Márcio Augusto Gonçalves
  • Cleonice Rodrigues Barbosa

Palavras-chave:

Pequena Empresa

Resumo

O presente trabalho se refere à gestão estratégica de custos e a política de preços de uma pequena empresa de informática ? doravante denominada neste artigo como empresa X ? localizada no interior do estado de Minas Gerais, fundada em meados da década de 80 e com atuação até meados da década de 90. A empresa atuou em um ambiente de grandes inovações tecnológicas e de grande competitividade, com as seguintes atividades: venda e aluguel de computadores e periféricos, desenvolvimento de software, realização de cursos e treinamentos e prestação de assistência técnica. O trabalho é constituído por conceitos de Contabilidade de Custos, seguidos por descrição das diversas fases da empresa e as estratégias adotadas em cada uma delas. Na parte final há considerações teóricas, relatando as diversas escolhas da empresa e o que poderia ser alterado, caso os sócios da mesma tivessem, na época, conhecimentos acadêmicos teóricos sobre formação de preços e estratégia de custos. Em seguida, são relacionadas as conclusões.

Downloads

Como Citar

Guerra, H. N. M., Tescarolo, F. S., Gonçalves, M. A., & Barbosa, C. R. Gestão estratégica de custos e formação de preços: estudo de caso de uma pequena empresa de informática. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/2190

Edição

Seção

Gestão de Custos nas Empresas de Comércio e de Serviços