Análise do Comportamento dos Custos Indiretos em Entidades Hospitalares através do Modelo Clássico de Regressão Linear Normal: O caso da Liga Norte-Riograndense Contra o Câncer.

Autores

  • Diogo Henrique Silva De Lima
  • Josicarla Soares Santiago
  • Aneide Oliveira Araujo
  • Paulo Amilton Maia Leite Filho

Palavras-chave:

Regressão Linear

Resumo

A necessidade de otimização de recursos para maximizar o resultado das organizações tem pressionado os gestores a buscar ferramentas alternativas para gestão dos empreendimentos sob sua responsabilidade. A informação de custos apresenta-se como uma destas alternativas, na medida em que forneça insights relevantes para o processo decisório, dentre eles a identificação do seu comportamento. Este trabalho tem como objetivo identificar possíveis direcionadores para os custos indiretos de uma entidade hospitalar do Estado do Rio Grande do Norte, de forma a estimar uma função que espelhe seu comportamento. A escolha do setor deve-se à crescente relevância econômica e social das entidades hospitalares, especialmente as públicas, o que aumenta a responsabilidade dos seus gestores diante da necessidade do melhor aproveitamento dos recursos resultando no aumento dos serviços prestados a sociedade. Para o alcance desse objetivo foram empregados os métodos da entrevista, da análise das contas e análise quantitativa, através do modelo clássico de regressão linear normal, procurando assegurar que os parâmetros estimados são os melhores estimadores não-viesados.

Downloads

Como Citar

De Lima, D. H. S., Santiago, J. S., Araujo, A. O., & Filho, P. A. M. L. Análise do Comportamento dos Custos Indiretos em Entidades Hospitalares através do Modelo Clássico de Regressão Linear Normal: O caso da Liga Norte-Riograndense Contra o Câncer. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/2215

Edição

Seção

Aplicação de Modelos Quantitativos na Gestão de Custos