Formação do Preço de Venda: uma proposta de modelagem através do uso de Análise Envoltória de Dados (DEA)
Palavras-chave:
EficiênciaResumo
A formação do preço de venda é abordada nos curso de economia e de administração, sobre visões separadas. A formação de preços baseada em custos é abordada nos cursos de administração em disciplinas da área financeira; a teoria econômica aborda mais profundamente o assunto em disciplinas de microeconomia; e a abordagem de marketing nas disciplinas de administração mercadológica, ou até mesmo de marketing. A questão a ser discutida, num primeiro momento, seria o fato das visões serem complementares em alguns aspectos e em outros abordarem a mesma questão sobre linguagens diferentes, porém conceitualmente parecidas. Além disso, procura-se propor uma nova abordagem com base em Análise Envoltória de Dado (DEA), que pressupõe uma dinâmica competitiva e uma decisão de consumo racional. Assim sendo, este estudo tem como objetivo discutir a formação dos preços de venda, verificando as abordagens tradicionais (da teoria econômica, da contabilidade de custos e do marketing) e propor uma nova metodologia baseada em programação matemática. Para alcançar estes objetivos este artigo faz uma revisão bibliográfica sobre os assuntos formação do preço de venda e DEA e discute a modelagem proposta através de um exemplo ilustrativo.Downloads
Como Citar
Macedo, M. A. D. S., & Rosadas, L. A. D. S. Formação do Preço de Venda: uma proposta de modelagem através do uso de Análise Envoltória de Dados (DEA). Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/2220
Edição
Seção
Aplicação de Modelos Quantitativos na Gestão de Custos