PREÇO DE VENDAS FORMADO COM BASE EM CUSTOS E DESPESAS VERSUS PREÇO DE VENDAS PRATICADO PELO MERCADO - UM ESTUDO DE CASO EM UM PEQUENA INDÚSTRIA DE ARTEFATOS EM ESTANHO

Autores

  • Fabrício Molica de Mendonça
  • Valter Antônio de Moura
  • Bezamat de Souza Neto
  • Jânio Caetano de Abreu

Palavras-chave:

custeamento marginal

Resumo

O presente trabalho busca discutir a formação de preços com base nos custos e despesas - em uma fábrica de artesanato em estanho, localizada na cidade de São João del Rei (MG) - confrontando, esses preços, com os praticados pela empresa no mercado. Para avaliar os efeitos sobre os resultados utilizou-se do custeamento marginal. Os resultados obtidos permitiram concluir que: a) o mercado impõe o preço e, na maioria das vezes, o preço formado pela empresa é diferente do praticado no mercado; b) há produtos em que o preço de mercado pode levar a uma margem de contribuição negativa, não compensando sua produção e comercialização; c) em outros, apesar de apresentar preços praticados pelo mercado inferiores aos preços formados pela empresa, apresentam margem de contribuição positiva, podendo ser praticados, com uma menor margem de ganho; d) também houve casos em que o preço de mercado é superior ao formado, proporcionado um ganho adicional para a empresa; e) a formação do preço pela empresa possibilita verificar níveis de preço em que não compensa a produção e comercialização.

Downloads

Como Citar

de Mendonça, F. M., de Moura, V. A., Neto, B. de S., & de Abreu, J. C. PREÇO DE VENDAS FORMADO COM BASE EM CUSTOS E DESPESAS VERSUS PREÇO DE VENDAS PRATICADO PELO MERCADO - UM ESTUDO DE CASO EM UM PEQUENA INDÚSTRIA DE ARTEFATOS EM ESTANHO. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/2238

Edição

Seção

Gestão de Custos para Micros, Pequenas e Médias Empresas