Caracterizando a gestão estratégica de custos na busca de vantagem competitiva
Palavras-chave:
Gestão de custosResumo
Ainda existe uma lacuna de conhecimento a respeito do conceito de Gestão Estratégica de Custos. O conceito de vantagem competitiva já possui consenso em sua definição, principalmente nas bases teóricas de autores (PORTER 2009; BARNEY 1991; HAMEL e PRAHALAD, 1994). O presente artigo tem como o objetivo explorar os mais variados conceitos de Gestão Estratégica de Custos e chegar a um consenso de conceito a respeito do tema. O artigo também busca como a gestão estratégica de custo se caracteriza na busca da vantagem competitiva para as empresas. O estudo se caracteriza como um ensaio teórico com características descritivas a partir de um quadro de referência em autores de estratégia, vantagem competitiva, concorrência e gestão estratégica de custos. O método de análise foi o de análise de conteúdo na busca de uma inter-relação entre esses conceitos. Os resultados apontam que a gestão estratégica de custos na busca da vantagem competitiva, ocorre em duas fases. A primeira quando se faz a gestão, a priori, da estrutura de custos que se instala com a estratégia selecionada. A segunda quando as informações de custos subsidiam as decisões para a manutenção ou melhoria da vantagem competitiva já conquistada. Assim, verificou-se o pressuposto inicial que a estratégia e a gestão estratégica de custos estão diretamente ligadas, pois quando há uma nova estratégia há uma nova estrutura de custos e a gestão estratégica de custos pode servir como um norteador para a tomada de decisão.Downloads
Como Citar
Wittmann, G., Souza, A., Duclós, L. C., & BENDLIN, L. Caracterizando a gestão estratégica de custos na busca de vantagem competitiva. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/224
Edição
Seção
Custos como ferramenta para o planejamento, controle e apoio a decisões