UM ESTUDO DA GESTÃO DE CUSTO PARA EVIDENCIAÇÃO DE RESULTADO POR PRODUTO E TOMADA DE DECISÃO NO SETOR DA PANIFICAÇÃO: UM CASO PRÁTICO.

Autores

  • Hidelberto Luiz Gomes Lacerda de Freitas Veras
  • Maria Naiula Monteiro Pessoa
  • Sandra Maria dos Santos
  • Maria da Glória Arrais Peter
  • José Nelson Tenorio

Resumo

As Indústrias de Panificação constituem-se em um segmento do varejo de alimentos com atuação diferenciada, uma vez que agrupam as atividades de indústria e comércio. Essas indústrias estão passando por um intenso processo de transformação para adaptarem-se ao mercado globalizado, cada vez mais competitivo. Diante desse cenário, as panificadoras assumiram uma nova postura frente à concorrência, diversificando o mix de produtos, adaptando-se a uma maior flexibilidade dos processos produtivos e investindo em qualidade, higiene e atendimento. Neste trabalho, é apresentado um estudo de caso abordando uma aplicação do método de Custeio Baseado em Atividades (ABC), numa empresa de panificação cearense, proporcionando um enfoque detalhado das características do processo de produção dos produtos da panificação, possibilitando uma visão clara da conexão recursos-atividades-produto e permitindo uma atuação dos gestores no sentido de otimizar processos e, conseqüentemente, resultados. Demonstrando que a metodologia baseada em atividades (método ABC) é uma forte aliada na gestão da entidade.

Downloads

Como Citar

Veras, H. L. G. L. de F., Pessoa, M. N. M., dos Santos, S. M., Peter, M. da G. A., & Tenorio, J. N. UM ESTUDO DA GESTÃO DE CUSTO PARA EVIDENCIAÇÃO DE RESULTADO POR PRODUTO E TOMADA DE DECISÃO NO SETOR DA PANIFICAÇÃO: UM CASO PRÁTICO. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/2241

Edição

Seção

Gestão de Custos para Micros, Pequenas e Médias Empresas