CUSTEIO VARIÁVEL NA FABRICAÇÃO DE FIOS DE FIBRAS NATURAIS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA FIAÇÃO DE BICHO-DA-SEDA (Bombix mori)

Autores

  • Jaime Crozatti
  • Cristiani Guilhermeti Garcia

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo apresentar a aplicação do Custeio Variável em uma indústria de fiação de seda. O modelo escolhido para a apresentação do resultado é o Modelo de Identificação e Acumulação de Resultado MIAR (Parisi, 1995), em função de características da empresa. O modelo possibilita identificar a contribuição de cada uma das entidades envolvidas nas diversas atividades. Na aplicação do caso estudado, após a descrição e entendimento do processo de produção, pôde-se verificar como ocorrem as formações de valores dos custos e das diversas margens obtidas no processo de agregação de valor econômico. Esta identificação não seria possível se o modelo aplicado alocasse os custos estruturais aos produtos. O caso, real quanto aos seus números de custos, valores e volumes processados, pôde oferecer uma excelente oportunidade de análise do que é gerado a cada tipo de entidade ou agente no processo de produção, validando o MIAR como instrumento de apoio a decisões.

Downloads

Como Citar

Crozatti, J., & Garcia, C. G. CUSTEIO VARIÁVEL NA FABRICAÇÃO DE FIOS DE FIBRAS NATURAIS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA FIAÇÃO DE BICHO-DA-SEDA (Bombix mori). Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/2244

Edição

Seção

Gestão de Custos nas Empresas Agropecuárias e Agronegócios