CUSTOS DE COMERCIALIZAÇÃO DA EXPORTAÇÃO DE CAFÉS ESPECIAIS POR UMA COOPERATIVA DO SUL DE MINAS GERAIS

Autores

  • Josmária Lima Ribeiro De Oliveira
  • José Carlos Santos de Jesus
  • Sidney Lino De Oliveira

Resumo

Os custos de comercialização são difíceis de serem mensurados pelos produtores/comercializadores para a formação de preço do café especial. O café especial apresenta um crescimento expressivo no Brasil desde o final do século XX, porque os produtores brasileiros negociam o preço baseado no valor do produto, aumentando a lucratividade. No entanto, para que a venda seja efetivada, o produtor/comercializador necessita desenvolver canais de comercialização que o aproximem mais do consumidor final para que a rentabilidade seja maximizada. Esta ação aumenta os custos de comercialização. De forma descritiva e exploratória o artigo demonstra a estimação dos custos de comercialização para a formação de preço na exportação de cafés especiais, por meio de um estudo de caso na cooperativa Sancoffee. Os produtores/comercializadores apresentaram dificuldade em mensurar os custos de comercialização para proceder à formação de preço, no entanto, foi possível desenvolver a definição dos componentes de custos e inserir os custos em um sistema de apoio à decisão para a formação de preço do café especial. O sistema apresentou êxito e é utilizado atualmente pela cooperativa.

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Como Citar

De Oliveira, J. L. R., de Jesus, J. C. S., & De Oliveira, S. L. CUSTOS DE COMERCIALIZAÇÃO DA EXPORTAÇÃO DE CAFÉS ESPECIAIS POR UMA COOPERATIVA DO SUL DE MINAS GERAIS. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/2246

Edição

Seção

Gestão de Custos nas Empresas Agropecuárias e Agronegócios