O (ROI) Return on Investment sobre ERP. Uma Contribuição ao Estudo da Utilização do Indicador Como Ferramenta Para Decisão de Investimentos.

Autores

  • Luiz Cesar Giacomazi

Palavras-chave:

Implantação

Resumo

Este artigo tem por objetivo contribuir para a avaliação do ROI utilizado no mercado por empresas de consultoria e/ou provedoras de softwares para avaliação dos investimentos necessários para a implantação destes produtos. Muitos fatores são necessários para a avaliação do retorno sobre investimentos em softwares, sendo que não necessariamente estão relacionados diretamente ao produto, e também podem não ser custos únicos ou incorridos de uma única vez, havendo na maioria das vezes custos recorrentes em períodos subsequentes. O mercado de softwares tem crescido significativamente nos últimos 10 anos, e novas tecnologias e opções aparecem a cada momento, o que gera grande interesse por parte das organizações, visto que muitos softwares trazem ou supõem trazer contribuições com a promessa de ganhos de produtividade e maximização de resultados. No entanto, a obtenção destes resultados requer um sacrifício que muitas vezes não se limita ao financeiro, mas envolvem pessoas, processos e a cultura da empresa. Portanto este trabalho, embora limitado, tem como objetivo trazer pensamentos e idéias sobre o este processo de análise.

Downloads

Como Citar

Giacomazi, L. C. O (ROI) Return on Investment sobre ERP. Uma Contribuição ao Estudo da Utilização do Indicador Como Ferramenta Para Decisão de Investimentos. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/2295

Edição

Seção

Gestão de Custos e Tecnologia da Informação