A QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL DO EMPRESÁRIO COMO MELHORIA DO DESENVOLVIMENTO DE PEQUENAS EMPRESAS: UM ESTUDO DE CASO NO POLO DE CONFECÇÕES DA GLÓRIA, MUNICÍPIO DE VILA VELHA – ES.

Autores

  • Anderson Soncini Pelissari
  • Márcio Coutinho de Souza
  • Inayara Veléria de Freitas Pedroso Gonzales
  • Rosilene Romazeli

Resumo

Este artigo tem por objetivo realizar uma análise do perfil de qualificação profissional do empresário das pequenas empresas do ramo de confecções do Pólo da Glória, município de Vila Velha ES. Desenvolve-se uma pesquisa de campo que contou com a participação de 48 empresários do pólo de confecção, nessa fase inicial, a preocupação era coletar dados primários junto aos empresários. Contribui com dados secundários para a pesquisa de campo a pesquisa bibliográfica, alicerçada neste trabalho em literaturas especializadas. Constata-se que os empresários possuem um bom nível de escolaridade, no entanto estão carentes em participação de programas de capacitação gerencial. Neste sentido, ressalta-se que é essencial o aperfeiçoamento constante e contínuo de toda a força de trabalho e principalmente do empresário, que é a peça maior da empresa. Devido à posição que estes ocupam, devem estar freqüentemente participando de cursos de treinamento, para aperfeiçoar seu desempenho frente à administração da empresa. Ademais, a aprendizagem é um processo de aperfeiçoamento contínuo.

Downloads

Como Citar

Pelissari, A. S., de Souza, M. C., Gonzales, I. V. de F. P., & Romazeli, R. A QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL DO EMPRESÁRIO COMO MELHORIA DO DESENVOLVIMENTO DE PEQUENAS EMPRESAS: UM ESTUDO DE CASO NO POLO DE CONFECÇÕES DA GLÓRIA, MUNICÍPIO DE VILA VELHA – ES. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/2325

Edição

Seção

Gestão do Conhecimento e Capital Intelectual