ATIVOS INTANGÍVEIS E POLÍTICA DE FINANCIAMENTO: A INFLUÊNCIA DAS MARCAS E PATENTES SOBRE A ESTRUTURA DE CAPITAL

Autores

  • Eduardo Kazuo Kayo
  • Chang Chuan Teh
  • Leonardo Fernando Cruz Basso

Resumo

No que diz respeito à teoria de estrutura de capital, uma questão ainda permanece em aberto: existe uma estrutura ótima de capital? Em caso afirmativo, o que determina essa estrutura? A literatura financeira lista uma série de variáveis que influenciariam essa estrutura. Estudos recentes indicam que os gastos com pesquisa e desenvolvimento (P&D) e propaganda e publicidade exercem influência importante, o que sugere que a estrutura de capital também pode sofrer a influência dos ativos intangíveis, supostamente representadas por estas variáveis. O objetivo principal deste artigo é analisar a relação entre a estrutura de capital e outras variáveis representativas de ativos intangíveis (quantidade de patentes, tempo médio de vida das patentes e quantidade de marcas). Os resultados indicam uma influência negativa e estatisticamente significante das patentes sobre o nível de endividamento das empresas analisadas. Esses resultados corroboram a hipótese de que as empresas intensivas em inovação apresentam níveis mais baixos de endividamento.

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Como Citar

Kayo, E. K., Teh, C. C., & Basso, L. F. C. ATIVOS INTANGÍVEIS E POLÍTICA DE FINANCIAMENTO: A INFLUÊNCIA DAS MARCAS E PATENTES SOBRE A ESTRUTURA DE CAPITAL. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/2328

Edição

Seção

Gestão do Conhecimento e Capital Intelectual