AVALIAÇÃO DE INTANGÍVEIS E GESTÃO DO CONHECIMENTO: INCERTEZAS NA AVALIAÇÃO DE INTANGÍVEIS NOS PROCESSOS DE TRANSFORMAÇÕES DE SOCIEDADES.

Autores

  • Simone Martins Abreu
  • Geová José Madeira
  • Kátia Beatriz Amaral Silva

Resumo

As mudanças na economia mundial, os processos de fusão, incorporação e aquisição, associados à materialização do conhecimento, refletiram na contabilidade a necessidade de harmonização das normas e novas formas de mensuração do valor da entidade, em função da relevância assumida pelos ativos intangíveis na composição do seu patrimônio. Os ativos intangíveis são apontados como um dos temas mais controvertidos a ser penetrado de forma adequada e eficaz em seu tratamento contábil. Nesse contexto, faz-se necessária uma abordagem sobre os principais procedimentos adotados pelos organismos responsáveis pela emissão de padrões de contabilidade, em seus aspectos gerais, principalmente em relação ao goodwill. Este artigo apresenta as principais dificuldades de identificação, mensuração e amortização dos intangíveis em processos de transformação de sociedades e propõe uma classificação desses ativos no balanço patrimonial, de forma a reconhecer o valor real da entidade e fornecer subsídios para a tomada de decisão.

Downloads

Como Citar

Abreu, S. M., Madeira, G. J., & Silva, K. B. A. AVALIAÇÃO DE INTANGÍVEIS E GESTÃO DO CONHECIMENTO: INCERTEZAS NA AVALIAÇÃO DE INTANGÍVEIS NOS PROCESSOS DE TRANSFORMAÇÕES DE SOCIEDADES. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/2329

Edição

Seção

Gestão do Conhecimento e Capital Intelectual