Determinantes de custos de concorrentes: identificação a partir de informações públicas

Autores

  • Simone Alves da Costa USP
  • Welington Rocha FEA-USP

Palavras-chave:

Gestão estratégica de custos

Resumo

O objetivo deste estudo foi identificar os elementos que caracterizam os principais determinantes de custos de empresas concorrentes produtoras de eletroeletrônicos no Brasil, utilizando exclusivamente informações públicas. A pesquisa é exploratória, teórico-empírica, qualitativa, bibliográfica e documental, complementada por entrevistas e análise de conteúdo. Este trabalho sistematiza o conhecimento existente sobre o assunto, sugerindo um roteiro de coleta de dados inédito para operacionalização de pesquisas envolvendo os determinantes de custos, além de integrar os principais fatores mencionados na teoria, que se encontravam na maioria dos casos dispersos. Foram analisadas informações públicas de duas empresas, seguindo-se o roteiro mencionado; e entrevistados profissionais de outras três, com o objetivo de validar o roteiro proposto. Os resultados indicam a tendência de custos das empresas concorrentes no longo prazo. Recomenda-se que esse tipo de análise seja empreendido de forma recorrente, pois as informações estão disponíveis sem custo adicional ao de agregá-las.

Downloads

Como Citar

da Costa, S. A., & Rocha, W. Determinantes de custos de concorrentes: identificação a partir de informações públicas. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/233

Edição

Seção

Custos como ferramenta para o planejamento, controle e apoio a decisões