MODELO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO ESTRATÉGICO FUNDAMENTADO NO BALANCED SCORECARD UM ESTUDO DE CASO DE UMA UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA

Autores

  • Paulo Roberto Giollo
  • Oscar Claudino Galli

Resumo

O objetivo deste trabalho é a criação de um modelo de avaliação de desempenho estratégico para uma universidade particular, sem fins lucrativos, tendo como base de avaliação e concepção o modelo conceitual do Balanced Scorecard. Trata-se de uma pesquisa exploratória, especificamente, um estudo de caso, no qual é criado um modelo de avaliação que tem o propósito de medir a execução da estratégia adotada pela universidade. Foi feito um aprofundamento teórico do Balanced Scorecard, que serviu de base para criação do modelo proposto. Destacou-se a existência de estudos na aplicação de scorecards em universidades que optaram por mudar o foco principal da perspectiva financeira para o ensino ou cliente, porém, neste trabalho, concluiu-se pela manutenção da visão tradicional do Balanced Scorecard, tendo em vista que a universidade objeto do estudo, apesar do seu caráter social, depende exclusivamente da sua capacidade de geração de receita para sobreviver e se desenvolver. Foram criados indicadores estratégicos para as quatro perspectivas, financeira, dos clientes, processos internos, aprendizado e crescimento, fazendo-se um estudo da relação de causa efeito entre os indicadores.

Downloads

Como Citar

Giollo, P. R., & Galli, O. C. MODELO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO ESTRATÉGICO FUNDAMENTADO NO BALANCED SCORECARD UM ESTUDO DE CASO DE UMA UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/2333

Edição

Seção

Gestão do Conhecimento e Capital Intelectual