UM ESTUDO SOBRE A AVALIAÇÃO DO VALOR DA MARCA A PREÇO DE MERCADO E SUA RETRATAÇÃO PELA CONTABILIDADE

Autores

  • Ernani Ott
  • Marcos Antônio De Souza
  • Auster Moreira Nascimento
  • Fernando Caputo Zanella

Resumo

A avaliação do valor de mercado de ativos intangíveis e sua evidenciação contábil esbarram nos princípios de mensuração em uso na contabilidade, cujo propósito é assegurar aos usuários da informação, notadamente os externos, que as demonstrações contábeis de diferentes empresas sejam elaboradas e analisadas a partir de critérios que permitam a consistência entre elas. Entretanto, a não evidenciação do valor de mercado da marca, de produtos ou corporativa, priva os referidos usuários de informação sobre um ativo que pode representar parcela significativa do patrimônio da empresa. Desta forma, a contabilidade pode estar se desviando de seus objetivos, ao não evidenciar nas demonstrações contábeis o valor real dos ativos que devem expressar todo o potencial de ganho futuro da empresa. Este estudo investigou a necessidade e utilidade da evidenciação do valor de mercado da marca pela contabilidade, e os resultados apontaram para a carência desta informação aos usuários internos, notadamente aqueles cujas atividades dependem da interação com entidades externas, e que os usuários externos são os maiores interessados nas informações sobre o valor de mercado da marca

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Como Citar

Ott, E., De Souza, M. A., Nascimento, A. M., & Zanella, F. C. UM ESTUDO SOBRE A AVALIAÇÃO DO VALOR DA MARCA A PREÇO DE MERCADO E SUA RETRATAÇÃO PELA CONTABILIDADE. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/2335

Edição

Seção

Gestão do Conhecimento e Capital Intelectual