A QUESTÃO DA RELEVÂNCIA DA INFORMAÇÃO NA CONTABILIDADE DE CUSTOS

Autores

  • MARIANO YOSHITAKE
  • Cristiane Balbina Pereira de Araujo Dias
  • Iracema Raimunda Brito das Neves
  • José Renato Sena Oliveira
  • Abiderman Lima de Moura

Resumo

A globalização da economia desencadeou um processo de profundas mudanças na forma de planejar e controlar do administrador moderno. A ênfase atribuída ao sistema de custos como fonte de informações imprescindíveis ao planejamento e controle consubstanciou-se na questão da relevância ou materialidade, que tem como fatores principais a análise do custo-benefício (gastos inferiores ao benefício gerado pela informação produzida) e da oportunidade (aspecto utilitário da informação para a tomada de decisão). Este estudo tem o objetivo de apresentar a idéia e a importância da relevância como característica básica das informações produzidas pela contabilidade de custos e o significado que esta tem para o processo de gestão empresarial. Realizou-se um estudo baseado em pesquisa bibliográfica e apresentação de um caso real. São abordados aspectos da análise da relevância no processo decisorial, direcionada para os seguintes: a) relação custo-volume-lucro; b) decisão de fazer-ou-comprar; c) melhoria do processo ou eliminação de desperdícios; d) formação de preço de venda; e) adoção do just in time como estratégia; f) avaliação do desempenho e g) da decisão de investigar.

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Como Citar

YOSHITAKE, M., Dias, C. B. P. de A., das Neves, I. R. B., Oliveira, J. R. S., & de Moura, A. L. A QUESTÃO DA RELEVÂNCIA DA INFORMAÇÃO NA CONTABILIDADE DE CUSTOS. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/2337

Edição

Seção

Novas Tendências Aplicadas na Gestão de Custos