GESTÃO ESTRATÉGICA: A NECESSIDADE DE REVER O MODELO DE CONTROLADORIA PARA ATENDER AS NOVAS NECESSIDADES DOS AGENTES DE MERCADOS – “STAKERHOLDERS”

Autores

  • Ricardo Sussumu Takatori

Resumo

A Gestão tradicional tem-se prestado à mensuração de eventos econômicos passados das organizações, na maioria das vezes, em atendimento às necessidades fiscais. Uma gestão com foco na continuidade da organização não se faz extrapolando dados do passado. Para atingir os estados futuros desejados, há que se simular eventos futuros, visto que decisões que se concretizarão no futuro são tomadas no presente. Assim, a Contabilidade, enquanto ciência, tem uma rica base conceitual da qual devemos nos valer e, interagindo de forma multidisciplinar com os demais ramos do conhecimento, buscar a construção de uma via alternativa à Contabilidade tradicional, cuja base conceitual é inadequada para modelar as informações destinadas ao uso dos gestores. Inicialmente aspectos jurídicos entre as escolas americanas direito amglo saxão e a européias direito romano são correlacionado com os aspectos dos acionistas. A importância da Controladoria, enquanto setor de gestão é uma nova visão, pois atualmente controladoria é uma extensão da contadoria, confundindo-se com a própria contadoria acrescentadas de outros setores com características de contabilidade gerencial. A Missão da Controladoria é discutida com a apresentação dos conceitos dos vários autores pesquisados. A função da Controladoria varia de autor para autor em função da fixação da missão. A Controladoria está profundamente envolvida com a busca da eficácia organizacional; para alcança-la, é preciso que sejam definidos instrumentos que eficientemente conduzam ao cumprimento de sua missão. Portanto os instrumentos são apresentados: Processo de Gestão e Sistema de Informações.

Downloads

Como Citar

Takatori, R. S. GESTÃO ESTRATÉGICA: A NECESSIDADE DE REVER O MODELO DE CONTROLADORIA PARA ATENDER AS NOVAS NECESSIDADES DOS AGENTES DE MERCADOS – “STAKERHOLDERS”. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/2365

Edição

Seção

Novas Tendências Aplicadas na Gestão de Custos