OS MECANISMOS DE GOVERNANÇA CORPORATIVA E A CRIAÇÃO DE VALOR

Autores

  • Marcel Akira Maebara
  • Vivian da Silva Evangelista
  • Fabiana Dias
  • Fabio Azevedo Garcia

Resumo

Em 2002, as fraudes contábeis que culminaram nas maiores falências da história dos Estados Unidos, chamaram a atenção de investidores de todo o mundo para a Governança Corporativa. Este estudo busca saber se há relação entre mecanismos de Governança Corporativa e a criação de valor à empresa, numa estrita perspectiva de executivos de empresas, ou seja, a percepção de consumidores de recursos quanto aos mecanismos mais importantes para influenciar a decisão de investidores (fornecedores de recursos), entendendo que a adoção de tais mecanismos torna a empresa mais atraente, valoriza suas ações e assim, reduz o custo de captação de recursos. As análises estatísticas mostram que na visão destes executivos, mecanismos relacionados à Ética possuem real importância para criação de valor, seguidos pelas demonstrações financeiras como forma de comunicação com o mercado. Assim, o estudo mostra que na percepção dos executivos entrevistados, além da busca dos fornecedores de recursos por garantia de retorno real sobre o seu capital, mecanismos relacionados à segurança e transparência também são muito importantes em decisões de investimento.

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Como Citar

Maebara, M. A., Evangelista, V. da S., Dias, F., & Garcia, F. A. OS MECANISMOS DE GOVERNANÇA CORPORATIVA E A CRIAÇÃO DE VALOR. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/2373

Edição

Seção

Novas Tendências Aplicadas na Gestão de Custos