PESQUISA NAS MAIORES EMPRESAS DE SANTA CATARINA EVIDENCIA QUE O ABC (ACTIVITY BASED-COSTING) É A FERRAMENTA IDEAL PARA DETERMINAR O MIX DE PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO.

Autores

  • João Francisco Morozini
  • Marcos Moreira Pinto
  • Sérgio Cavagnoli Guth
  • Aldecir Jose Theodoro
  • Dr.-Núcleo de Pesquisa em Tecnologias de Gestão - U do Itajaí

Resumo

A nova abordagem requerida na administração dos custos necessita de maior controle sobre os custos indiretos, que hoje são muito mais significativos, fez surgir uma necessidade de apuração de custos mais precisos. Esse método é o custeio baseado em atividades - ABC ( Activity Based Costing), o qual foi investigado por Carlos Yorghi Khoury em 1996, numa pesquisa aplicada as 500 maiores empresas do Brasil. Buscou-se neste trabalho replicar essa pesquisa nas maiores empresas catarinenses, a fim de observar se esses resultados obtidos assemelham-se aos obtidos na pesquisa com as empresas catarinenses. O objetivo do presente artigo é demonstrar que o ABC (Activity-Based Costing) vem ao longo dos anos sendo tratado como simplesmente Sistema de Custeio o qual este estudo evidencia não ser esse o seu papel principal. Para justificar nossa afirmativa, demonstraremos dados e comparações dos resultados da pesquisa nas 500 maiores empresas do Brasil com as maiores empresas de Santa Catarina que evidenciam o uso do ABC (Activity-Based Costing) como sistema de custeio.

Downloads

Como Citar

Morozini, J. F., Pinto, M. M., Guth, S. C., Theodoro, A. J., & do Itajaí, D.-N. de P. em T. de G. .-. U. PESQUISA NAS MAIORES EMPRESAS DE SANTA CATARINA EVIDENCIA QUE O ABC (ACTIVITY BASED-COSTING) É A FERRAMENTA IDEAL PARA DETERMINAR O MIX DE PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/2374

Edição

Seção

Novas Tendências Aplicadas na Gestão de Custos