Gestão estratégica de custos e tomada de decisão: um estudo de caso em uma instituição de educação básica no município de São Paulo.

Autores

  • Alex Serafim Alves FAATESP e UPM
  • Alexandre Salomão Dantes de Oliveira UFRJ

Palavras-chave:

Métodos de custeio e Tomada de decisão

Resumo

O objetivo geral deste trabalho foi verificar a contribuição da gestão estratégica de custos para o processo decisório em uma Instituição de Educação Básica no município de São Paulo. A pesquisa foi do tipo estudo de caso, e o método utilizado foi o qualitativo, o desenvolvimento ocorreu através da realização de entrevistas presenciais, observação direta e coleta de documentos. Os resultados obtidos através das informações coletadas com os gestores permitiram a verificação da contribuição positiva da gestão estratégica de custos para a tomada de decisão, sendo uma ferramenta essencial, principalmente em relação às decisões de: aumento de mensalidades, ampliação do espaço físico, controle da inadimplência, planejamento estratégico, formação de preços, projeção de orçamentos, encerramento de cursos e outras decisões. A contribuição do estudo deve-se aos resultados e ao modelo de gestão de custos apresentados que podem ser utilizados por qualquer instituição de ensino.

Downloads

Como Citar

Alves, A. S., & de Oliveira, A. S. D. Gestão estratégica de custos e tomada de decisão: um estudo de caso em uma instituição de educação básica no município de São Paulo. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/240

Edição

Seção

Custos como ferramenta para o planejamento, controle e apoio a decisões