O CUSTEIO-ALVO COMO SUPORTE ÀS DECISÕES PARA DESENVOLVER NOVOS PRODUTOS: UM ESTUDO EM INDÚSTRIA MOVELEIRA

Autores

  • Romualdo Douglas Colauto
  • Ilse Maria Beuren

Palavras-chave:

Indústria moveleira

Resumo

O trabalho tem por objetivo apresentar a aplicação da metodologia do custeio-alvo como suporte à decisões de desenvolvimento de novos produtos em indústria moveleira. Os procedimentos metodológicos consistiram de uma pesquisa exploratória, realizada por meio de um estudo de caso, tendo uma empresa brasileira fabricante de móveis sob medida como sujeito da pesquisa. Assim, inicia-se com uma breve incursão nos aspectos conceituais do target costing, após contempla-se a abordagem da engenharia de valor, a seguir mostra-se a aplicação do custeio-alvo em uma indústria moveleira e apresenta-se as considerações finais do estudo. Os resultados da pesquisa evidenciam a viabilidade de aceitação de novo produto que atende às expectativas do cliente e ao mesmo tempo contemple o lucro operacional-meta estabelecido pela empresa.

Downloads

Como Citar

Colauto, R. D., & Beuren, I. M. O CUSTEIO-ALVO COMO SUPORTE ÀS DECISÕES PARA DESENVOLVER NOVOS PRODUTOS: UM ESTUDO EM INDÚSTRIA MOVELEIRA. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/2408

Edição

Seção

Gestão Estratégica de Custos