A REPRESENTATIVIDADE DOS ENCARGOS SOCIAIS NOS CUSTOS DE MÃO-DE-OBRA E PREÇO DE VENDA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE SERVIÇOS DA GRANDE FLORIANÓPOLIS (SC)

Autores

  • Patrícia Vieira Wagner
  • Jean Carlo Reginaldo

Resumo

As empresas de serviços vêm conquistando espaço nos últimos tempos, uma das causas desse crescimento é a aceitabilidade do mercado em terceirizar alguns serviços, tais como limpeza, segurança, telefonia entre outros. Com esta expansão surgem vários interessados no setor gerando assim uma maior competitividade. Diante disso as empresas necessitam fornecer serviços com qualidade a preços competitivos, para tanto é necessário que conheçam seus custos. E um dos principais custos no setor é a mão-de-obra e seus encargos sociais. Assim, o objetivo do trabalho é verificar como uma empresa prestadora de serviços está tratando seus encargos trabalhistas sociais e qual a representatividade desses custos na mão-de-obra e no preço de venda. Por meio de um estudo de caso em uma empresa de prestação de serviços de terceirização de mão de obra: serviços de limpeza, conservação, portaria, recepção, leitura de medidores de energia elétrica, etc. A empresa possui sua sede na região metropolitana de Florianópolis Santa Catarina, mais precisamente na cidade de São José. Suas atividades abrangem os territórios dos estados de Santa Catarina e Paraná.

Downloads

Como Citar

Wagner, P. V., & Reginaldo, J. C. A REPRESENTATIVIDADE DOS ENCARGOS SOCIAIS NOS CUSTOS DE MÃO-DE-OBRA E PREÇO DE VENDA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE SERVIÇOS DA GRANDE FLORIANÓPOLIS (SC). Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/2420

Edição

Seção

Gestão de Custos nas Empresas de Comércio e de Serviços