CUSTO E MARK-UP NA FORMAÇÃO DE PREÇO: UM ESTUDO DE CASO NO SETOR DE SERVIÇOS DE CONSERVAÇÃO E LIMPEZA
Resumo
A revolução dos serviços na economia mundial, e até mesmo na nacional, está em andamento e ganha cada vez mais força, desempenhando um importante papel econômico-social, tanto para quem consome o produto serviço, quanto para aquele que o presta. E, uma das mais importantes decisões de qualquer empresa é fixar corretamente os preços dos produtos ou dos serviços, de forma a manter o equilíbrio benefício custo. Na área de serviços de conservação e limpeza não é diferente. A determinação de preços é uma tarefa difícil. Portanto, o objetivo deste trabalho é estimar o preço de venda de serviços de uma empresa do setor de conservação e limpeza, a partir da estruturação de uma planilha de custos, da identificação de coeficientes técnicos e econômicos e do valor percentual do mark-up. A conclusão é que apesar da mão-de-obra ser a que onera a atividade, por possuir elevada taxa de encargos, a empresa deve buscar aumentar a eficiência e a eficácia no setor administrativo, no intuito de reduzir seus custos e preservar a qualidade dos serviços prestados, uma vez que o aumento da eficiência produtiva e a manutenção da qualidade são fatores decisivos para competitividade.Downloads
Como Citar
Medeiros, A. L., Montevechi, J. A. B., & Silva, W. A. CUSTO E MARK-UP NA FORMAÇÃO DE PREÇO: UM ESTUDO DE CASO NO SETOR DE SERVIÇOS DE CONSERVAÇÃO E LIMPEZA. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/2436
Edição
Seção
Gestão de Custos nas Empresas de Comércio e de Serviços