GESTÃO DE CUSTOS DE ESTOQUES: DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE DE UM MODELO APROFUNDADO DO LEC PARA EMPRESAS QUE TERCERIZAM AS ATIVIDADES OPERACIONAIS DE ESTOCAGEM.

Autores

  • Fagner Oliveira de Deus
  • Roberto Costa Moraes
  • Karém Cristina de Souza Ribeiro

Resumo

Este artigo mostra quais são os custos decorrentes da existência de estoques, demonstra motivos que justificam a manutenção de estoques dentro das empresas e exibe sucintamente alternativas estratégicas para redução destes ativos. Trata também da utilização do método LEC (Lote Econômico de Compra) como ferramenta relevante na administração de estoques, levantando algumas limitações e propondo um modelo que relaciona a variação de quantidade adquirida por pedido com a variação do custo total de manutenção de estoques. O modelo é desenvolvido com auxílio de ferramentas de Informática (Simulação de Monte Carlo). A análise dos resultados do modelo levantam conclusões que apontam como alternativa estratégica a terceirização das atividades operacionais de estocagem, permitindo maior flexibilidade para compras de quantidades diferenciadas sem impactos drásticos nas estruturas de custos.

Downloads

Como Citar

de Deus, F. O., Moraes, R. C., & Ribeiro, K. C. de S. GESTÃO DE CUSTOS DE ESTOQUES: DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE DE UM MODELO APROFUNDADO DO LEC PARA EMPRESAS QUE TERCERIZAM AS ATIVIDADES OPERACIONAIS DE ESTOCAGEM. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/2466

Edição

Seção

Aplicação de Modelos Quantitativos na Gestão de Custos