Identificação dos Custos da Qualidade aplicáveis a um Modelo de Garantia da Qualidade
Palavras-chave:
custos da qualidadeResumo
O artigo visa propor uma integração de dois modelos: dos custos da qualidade propostos por ROBLES (2003) com o modelo de garantia da qualidade proposto por CAMPOS (1994). Esta integração visa identificar os custos da qualidade dentro do modelo PDCA e propor uma gestão de melhoria de resultados baseados desde o cliente até chegar nos processos internos. Os custos da qualidade podem ser divididos como custos de controle e custos das falhas. Para a melhoria global dos custos, propor-se-á a classificar as categorias de custos dentro do método PDCA. Para o conceito de garantia de qualidade, utilizar-se-á o modelo proposto em CAMPOS (1994) com a identificação das categorias de custos da qualidade para cada etapa bem como as inter-relações das áreas com o modelo de gestão. Com a integração dos custos da qualidade no modelo de garantia, o artigo propõe um sistema de gestão para melhoria dos resultados da empresa através do foco nos custos da qualidade causados de fora para dentro do processo com foco no cliente.Downloads
Como Citar
Gandolfi, P. E., Reis, E., & Gandolfi, M. R. C. Identificação dos Custos da Qualidade aplicáveis a um Modelo de Garantia da Qualidade. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/2470
Edição
Seção
Custos de Qualidade