Uma Contribuição aos Futuros Pesquisadores na Área de Custo da Qualidade: Uma Pesquisa Empírica dos Artigos Científicos Publicados nos principais Congressos realizados no Brasil.

Autores

  • Valéria Maria Ribeiro de Sá
  • Ana Paula Ferreira da Silva
  • Érica Xavier de Souza
  • Marco Aurélio Benevides de Pinho
  • James Anthony Falk

Palavras-chave:

pesquisa

Resumo

O artigo estuda a evolução das publicações sobre Custos da Qualidade nos principais congressos realizados no Brasil no período de 1998 a 2002, utilizando as seguintes fontes: anais do Congresso Brasileiro de Custo (1998 ao 2002); anais do 1º(2001) e 2 °(2002) Seminário USP de Contabilidade; anais do 13th Asian Pacific Conference on International Accounting Issues(2001); ENANPAD (1998 a 2002), CLADEA (2002) e ENEGEP (1999 a 2002). Com base no levantamento foi elaborado um quadro que servirá de guia para os pesquisadores interessados neste assunto, contendo: o título do trabalho e respectivos autores bem como o resumo de cada obra. Além disso, os trabalhos encontrados foram classificados em: estudo de caso, estudo com base na experiência profissional e estudo baseado em análise da literatura. O tema custos da qualidade nunca deixou de ser abordado durante os períodos estudados neste trabalho, apesar desse estudo apresentar uma diminuição do interesse da academia com relação ao tema, assim como uma equiparação entre os trabalhos baseados em estudos de caso e os de análise de literatura.

Downloads

Como Citar

de Sá, V. M. R., da Silva, A. P. F., de Souza, Érica X., de Pinho, M. A. B., & Falk, J. A. Uma Contribuição aos Futuros Pesquisadores na Área de Custo da Qualidade: Uma Pesquisa Empírica dos Artigos Científicos Publicados nos principais Congressos realizados no Brasil. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/2472

Edição

Seção

Custos de Qualidade