Análise das Informações Evidenciadas nos Balanços Sociais de Empresas do Rio Grande do Sul Brasil

Afonso Rodrigo de David, Ernani Ott

Resumo


Nos últimos anos é crescente o número de empresas que estão elaborando e publicando o Balanço Social, porém, não há evidências claras se as informações que constam nesta demonstração, não obrigatória mas incentivada, sejam relevantes. Espera-se que a mesma reuna um conjunto de informações que a torne uma ferramenta importante para o tomador de decisões da empresa, e sirva como elemento de comunicação com o seu ambiente interno e externo. Levando-se em conta estes aspectos, traçou-se como objetivo deste estudo, identificar que informações as empresas estão disponibilizando aos usuários através do Balanço Social, considerando-se que a evidenciação é um dos elementos-chave da contabilidade. A pesquisa desenvolveu-se com base nos Balanços Sociais de 88 (oitenta e oito) empresas de pequeno, médio e grande porte, relativos ao ano de 2000, encaminhados à Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul no ano de 2001, para concorrer ao Prêmio de Responsabilidade Social e ao Troféu de Responsabilidade Social.

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ISSN 2358-856X

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