Benefícios gerados a partir de ações socialmente responsáveis: uma pesquisa realizada junto a rede hoteleira de Florianópolis (SC)

Autores

  • Patrícia Viera Wagner
  • Verônica de Miglio Moura

Resumo

Atitudes de responsabilidade social envolvem diversos itens que fazem parte do dia-a-dia das empresas hoteleiras, como água, energia elétrica, lixo, meio ambiente, comunidade e colaboradores, dessa forma para as empresas do ramo hoteleiro são essências a luta pela preservação do meio ambiente, bem como a divulgação da necessidade de ações sociais direcionadas a comunidade e aos colaboradores, além disso, existe a necessidade de agregarem valor aos seus serviços, bem como de reduzirem custos, a fim de manterem-se competitivas no mercado. O presente artigo busca averiguar tais ações nas empresas hoteleiras de Florianópolis (SC) no que diz respeito aos seguintes indicadores: água, energia elétrica, lixo, meio ambiente, comunidade, e colaboradores. Desse modo, a partir do embasamento teórico do estudo definiu-se a metodologia da pesquisa, a qual está consubstanciada em um estudo exploratório, predominantemente quantitativo. Os dados foram obtidos mediante o envio de um questionário para noventa e uma empresas cadastradas junto a Agência Acadêmica de Turismo ACATUR, da Universidade do Vale do Itajaí UNIVALI.

Downloads

Como Citar

Wagner, P. V., & Moura, V. de M. Benefícios gerados a partir de ações socialmente responsáveis: uma pesquisa realizada junto a rede hoteleira de Florianópolis (SC). Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/2476

Edição

Seção

Gestão Ambiental e Responsabilidade Social