A Utilização da Contribuição Marginal na Redução de Agency Costs: Uma Aplicação em Empresas de Software

Cristiano Augusto B. Forti, Kárem Cristina De Sousa Ribeiro, Joenes Martins de Moura

Resumo


A utilização dos modelos convencionais de incentivo a produtividade, em empresas prestadoras de serviços, tem se mostrado antiquados e ineficientes perante aos conflitos de Agency e aos novos desafios enfrentados pelas corporações. Por isso, faz-se necessário uma nova metodologia de direcionamento da gestão de custos destas empresas, mais notadamente, na relação entre departamentos de produção e departamentos comerciais. O modelo de Incentivo à Produtividade baseado em Margem de Contribuição, proposto neste artigo, vem de encontro a estas novas necessidades que as empresas estão experimentando, considerando o ambiente competitivo globalizado e a evolução tecnológica, desafios presentes nas decisões atuais das organizações. Neste ambiente, os novos paradigmas na cadeia de criação de valor devem suplantar os problemas que as empresas convivem com relação à avaliação dos resultados dos seus departamentos. O objetivo básico deste artigo é o de enumerar algumas das soluções encontradas, suas vantagens e suas desvantagens como propostas de sistemas de incentivo ao desempenho empresarial.

Palavras-chave


agency costs

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ISSN 2358-856X

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