Um Modelo Matemático-Estatístico de Apoio a Gestão de Preço, Produção e Resultado, Baseado em Custos e Demanda
Resumo
Este artigo tem como objetivo demonstrar um modelo de apoio à gestão de preço, produção e resultado levando em consideração as interferências internas e externas às empresas, nos lucros. As variáveis que determinam o resultado da empresa (Preço de venda, custos variáveis e fixos, despesas variáveis e fixas, volume de vendas etc) devem ser consideradas como aleatórias, ou seja, podem variar dentro de uma faixa de estimativa. Como no estudo é estipulado um período de validade para a análise, conveniente a cada tipo de empresa, pode-se considerar apenas a demanda como variável aleatória. O modelo se baseia na estrutura de custos (pelo método Direto ou Variável), na análise da equação estimada da demanda (Q(Pu) = a + b . Pu) e na análise estatística da variação do ponto ótimo (maximização da margem de contribuição total) na demanda. Para o desenvolvimento do artigo foi usado o proceder metodológico dedutivo-analítico através de documentação indireta. Conclui-se, ao final, que o modelo abordado neste trabalho segue uma tendência internacional de planejamento, oferecendo ao gestor mais um instrumento de apoio ao processo decisório.Downloads
Como Citar
Da Silva, F. D. C., Gouveia, K. de M., Lopes, J. E. de G., & M. Pederneiras, M. M. Um Modelo Matemático-Estatístico de Apoio a Gestão de Preço, Produção e Resultado, Baseado em Custos e Demanda. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/2500
Edição
Seção
Gestão de Custos e Sistemas de Informação