Custo de Ociosidade no Contexto da Gestão Estratégica de Custos: Um Estudo Empírico numa Empresa do Setor Têxtil do Espírito Santo

Autores

  • Fernando Nascimento Zatta
  • Hercules Vander de Lima Freire
  • Moises Brasil Coser
  • Márcio Luiz de Castro
  • Aridelmo José C. Teixeira

Resumo

Toda empresa é constituída no pressuposto de continuidade. A empresa cumpre a sua missão com consumo de recursos. Os recursos necessários para empreender a atividade empresarial devem ser mensurados, inclusive são também necessários para medir a eficácia empresarial. Diante desse contexto algumas questões poderiam ser levantadas: Como devem ser determinados os custos das atividades operacionais em períodos de ociosidade operacional causada por fatores anormais? Procedeu-se uma incursão teórica na gestão estratégica de custos, no sentido de demonstrar por meio de um modelo a sistemática de identificação, quantificação e determinação dos custos de ociosidade. A metodologia de pesquisa foi o estudo de caso aplicado numa empresa do setor têxtil do Espírito Santo. Assim o presente estudo contribui para a análise do problema do custo de ociosidade e do impacto que o mesmo pode gerar para efeito de avaliação patrimonial. Com relação ao modelo de determinação da ociosidade, percebe-se que os custos devem ser medidos monetariamente, de forma coerente com o modelo de decisão contemplado pelos Sistemas de Gestão de forma a otimizar o resultado global da empresa.

Downloads

Como Citar

Zatta, F. N., Freire, H. V. de L., Coser, M. B., de Castro, M. L., & C. Teixeira, A. J. Custo de Ociosidade no Contexto da Gestão Estratégica de Custos: Um Estudo Empírico numa Empresa do Setor Têxtil do Espírito Santo. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/2514

Edição

Seção

Mensuração de Custos