Avaliação da Relação Entre os Fatores Mercadológicos, Geográficos e Internos na Rentabilidade das Indústrias - Uma Análise das Indústrias de Fundição do Brasil
Resumo
Como subsídio à gestão, e buscando elementos que expliquem a performance empresarial, buscou-se avaliar a relação entre os fatores internos, mercadológicos e geográficos das indústrias de fundição do Brasil com a rentabilidade das mesmas, medida através dos índices de retorno sobre o Patrimônio Líquido e retorno sobre os Ativos Totais. Os fatores analisados foram: a produtividade, a mecanização e automação das atividades, a certificação da qualidade, a terceirização de processos produtivos, os mercados de atuação e a localização geográfica das empresas em relação a seus clientes e fornecedores. Essa avaliação baseou-se nos dados coletados, do período de 1997 a 2001, através da aplicação de questionários em uma amostra de empresas do setor. Para o tratamento dos dados utilizou-se a análise de regressão com dados em painéis, que evidenciou a maior significância dos fatores internos na rentabilidade das empresas estudadas.Downloads
Como Citar
Miotto, Éder P., & Professo, F. C. Z. (Ph.D. em E. pela A. Avaliação da Relação Entre os Fatores Mercadológicos, Geográficos e Internos na Rentabilidade das Indústrias - Uma Análise das Indústrias de Fundição do Brasil. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/2526
Edição
Seção
Avaliação de Intangíveis e Gestão do Conhecimento