VALOR DE MERCADO DA EMPRESA, ESTRUTURA DE MERCADO E ATIVOS INTANGÍVEIS ANÁLISE DE REGRESSÃO COM DADOS LONGITUDINAIS

Diogenes Manoel Leiva Martin, Wilson Toshiro Nakamura, Leonardo Cruz Basso, Edilson Gonçalves Teixiera

Resumo


O poder de mercado das empresas, entendido como a capacidade da empresa sustentar margens elevadas de lucro ao longo do tempo, pode estar relacionado a sua estrutura de mercado, medida pelo tamanho relativo da empresa, ou participação de mercado ou nível de concentração. Por outro lado, a criação de valor econômico pode estar relacionado a outros direcionadores de valor, tais como gastos com ativos intangíveis ou à existência de mercados em expansão. Os gastos com intangíveis, por sua vez, podem ser entendidos como gastos com pesquisa e desenvolvimento, patentes, gastos com propaganda e publicidade, entre outros. Para analisar a contribuição destes direcionadores de valores foram selecionadas as seguintes variáveis explicativas: tamanho relativo da empresa, despesas com vendas/receita líquida de vendas e crescimento das vendas. A variável a ser explicada foi definida como valor de mercado da empresa. Para tanto, são selecionadas 42 empresas brasileiras cujos dados abrangem o período pós Plano Real (1995 a 2002) e realiza-se uma regressão múltipla que combina séries de tempo e cross-sectional, utilizando o modelo clássico e os modelos que incorporam as restrições de heteroscedasticidade e autocorrelação.

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ISSN 2358-856X

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