DECISÕES DE PREÇOS E RENTABILIDADE DE PRODUTOS UTILIZANDO CUSTEIO VARIAVEL: UMA ABORDAGEM TEÓRICO-EMPÍRICA
Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar uma aplicação de um modelo de decisão de preços e rentabilidade, que utiliza o método de custeio variável, fundamentado na interação das Teorias Econômica, de Mercado e de Custos. Parte-se da premissa que a determinação de preço dos produtos e o estabelecimento de um grau desejado de rentabilidade deve ser um dos objetivos da administração da empresa, e para atingí-lo, deve-se observar todas as variáveis econômicas, de mercado e de custo envolvidas com os produtos ou serviços da mesma. As teorias de Mercado, Econômica e de Custos fornecem um ferramental teórico poderoso para que o administrador possa fazer o planejamento de preços proporcionando uma margem de rentabilidade adequada e satisfatória para os proprietários e acionistas da empresa. Sendo as decisões de preços e rentabilidade inerentes ao processo de planejamento das empresas, apresenta discussão das variáveis internas e externas envolvidas neste processo, bem como os aspectos operacionais, econômicos e de mercado que a norteiam. Conclui que o modelo de decisão apresentado pode auxiliar a administração no estabelecimento de preços e rentabilidade de produtos.Downloads
Como Citar
Filho, G. A. L. DECISÕES DE PREÇOS E RENTABILIDADE DE PRODUTOS UTILIZANDO CUSTEIO VARIAVEL: UMA ABORDAGEM TEÓRICO-EMPÍRICA. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/2554
Edição
Seção
Sistema de Custeio