Estratégias Competitivas e Métodos de Custeio

Autores

  • Alceu Souza
  • Ademir Clemente
  • Carlos Leomar Kreuz
  • Carlos Ricardo Rossetto

Palavras-chave:

Custeio Baseado em Atividades

Resumo

O pressuposto básico desse artigo é o de que há uma dinâmica no mundo dos negócios em que os contextos moldam os paradigmas e estes atuam como referenciais para a formulação de estratégias competitivas. Usa-se esse pressuposto para apresentar, cronologicamente, os métodos de custeio (Absorção, Direto e ABC) vis-à-vis os contextos, os paradigmas e as estratégias competitivas existentes à época de seu desenvolvimento. O objetivo é mostrar como os métodos de custeio, base geradora de informações para a identificação da capacidade de resposta da estrutura às estratégias empresariais, se delinearam naturalmente, segundo as condicionantes de determinado contexto ou paradigma, para prover informações que subsidiassem a formulação e a implementação de estratégias. Argumenta-se que os Métodos de Custeio, com alguma defasagem temporal, também se ajustam a essa nova dinâmica de modificações (contextos-->paradigmas-->estratégias) pela redefinição da ênfase na escolha do objeto de custeio que, de alguma forma, foi moldada anteriormente pela escolha da estratégia.

Downloads

Como Citar

Souza, A., Clemente, A., Kreuz, C. L., & Rossetto, C. R. Estratégias Competitivas e Métodos de Custeio. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/2555

Edição

Seção

Sistema de Custeio