Proposta de Sistema de Custos para uma Escola Franqueada de Idiomas: o Caso da Escola de Idiomas Fisk

Andréa Durieux, Ilse Maria Beuren, Marco Aurélio Batista De Sousa, FABIANO MAURY RAUPP

Resumo


No artigo propõe-se um sistema de custos para uma escola franqueada de idiomas, com o intuito de contribuir para que o gestor possa conhecer e apurar os custos dos serviços prestados pela escola, auxiliando-o no processo de precificação de seus serviços e na análise da viabilidade dos cursos oferecidos. Trata-se de um estudo de caso em uma escola franqueada de idiomas, particularmente em uma escola Fisk. Os dados de fontes primárias foram obtidos através de visitas à empresa e entrevistas não estruturadas realizadas com os gestores da empresa. Por sua vez, os dados de fontes secundárias foram obtidos por meio da revisão bibliográfica e consulta de documentos da empresa. Esses dados proporcionaram a identificação dos custos e das atividades realizadas pela empresa. Para apurar os custos dos serviços foi utilizado o custeio variável, por atender às necessidades da empresa no que tange ao controle dos custos e serviços. Percebeu-se, com este estudo, a importância de um sistema de custos para a empresa objeto de estudo, pois a adoção de um sistema que satisfaça suas necessidades contribui na consolidação da empresa em um mercado altamente competitivo

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