A relevância do Preço de Compra na Estratégia Competitiva dos Supermercadistas: Um Enfoque Comparativo de Empresas Varejistas na Grande Vitória

Autores

  • Wellinghton de Sousa
  • Erico Colodeti
  • Carlos Eduardo de A. Gomes

Resumo

O preço de compra é fator importante dentro da estratégia competitiva. Porter referencia o poder de negociação com os fornecedores, e diz que a estratégia competitiva já começa antes mesmo do produto estar à disposição para a venda. Entretanto, uma das principais dificuldades é negociá-lo satisfatoriamente. Esse artigo não visa revisar cálculos de preços de compra e venda. O foco da pesquisa é verificar se os supermercadistas têm influência na hora de negociar o preço com os fornecedores e quais estão obtendo melhores resultados em suas estratégias de negociação. Serão analisadas seis empresas na Grande Vitória do setor varejista (grande, médio e pequeno porte), e será comparada qual esta se saindo melhor na estratégia competitiva na hora de negociar com o fornecedor. O resultado da pesquisa demonstra que os supermercadistas (pequeno, médio e grande porte) atuam de maneiras diferentes junto aos seus fornecedores.

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Como Citar

de Sousa, W., Colodeti, E., & de A. Gomes, C. E. A relevância do Preço de Compra na Estratégia Competitiva dos Supermercadistas: Um Enfoque Comparativo de Empresas Varejistas na Grande Vitória. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/2571

Edição

Seção

Gestão Estratégica de Custos