DIRECIONAMENTO ESTRATÉGICO DE CUSTOS EM LUBRIFICANTES

Autores

  • Guilherme Teixeira Portugal
  • Cristiane Correia Monteiro
  • Cláudia Leal Amaro

Resumo

A nova conjuntura empresarial do século XXI demanda tratamento e análise diferenciada das informações contábeis. Nesse contexto, surge o enfoque estratégico sobre a contabilidade de custos. Nesta prerrogativa estratégica, os sistemas de custos não são vistos como um fim em si mesmo mas como um meio de realização de análises que aumentem o desempenho econômico e melhore o posicionamento das empresas. O presente estudo investigou o impacto da gestão de custos na análise estratégica da linha de produtos. Utilizou-se um modelo de análise baseado em Shank e Govindarajan que estabelece um relacionamento entre o ABC e o direcionador de custos de complexidade. A metodologia utilizada para explorar o objetivo proposto consistiu em um estudo de caso de uma empresa industrial multinacional de lubrificantes. O trabalho apresenta inicialmente a teoria pertinente ao tema. A seguir estipulam-se os objetivos que deverão explorar o problema da pesquisa. Explica-se o método utilizado na pesquisa (item 4), um estudo de caso de uma empresa multinacional de lubrificantes (item 5). Segue-se, então, a conclusão.

Downloads

Como Citar

Portugal, G. T., Monteiro, C. C., & Amaro, C. L. DIRECIONAMENTO ESTRATÉGICO DE CUSTOS EM LUBRIFICANTES. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/2579

Edição

Seção

Gestão Estratégica de Custos