DIRECIONAMENTO ESTRATÉGICO DE CUSTOS EM LUBRIFICANTES

Guilherme Teixeira Portugal, Cristiane Correia Monteiro, Cláudia Leal Amaro

Resumo


A nova conjuntura empresarial do século XXI demanda tratamento e análise diferenciada das informações contábeis. Nesse contexto, surge o enfoque estratégico sobre a contabilidade de custos. Nesta prerrogativa estratégica, os sistemas de custos não são vistos como um fim em si mesmo mas como um meio de realização de análises que aumentem o desempenho econômico e melhore o posicionamento das empresas. O presente estudo investigou o impacto da gestão de custos na análise estratégica da linha de produtos. Utilizou-se um modelo de análise baseado em Shank e Govindarajan que estabelece um relacionamento entre o ABC e o direcionador de custos de complexidade. A metodologia utilizada para explorar o objetivo proposto consistiu em um estudo de caso de uma empresa industrial multinacional de lubrificantes. O trabalho apresenta inicialmente a teoria pertinente ao tema. A seguir estipulam-se os objetivos que deverão explorar o problema da pesquisa. Explica-se o método utilizado na pesquisa (item 4), um estudo de caso de uma empresa multinacional de lubrificantes (item 5). Segue-se, então, a conclusão.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2358-856X

Associação Brasileira de Custos
Av. Unisinos, 950 - Caixa Postal 275 - CEP: 93022-000 - São Leopoldo - RS - Brasil
Diretoria de Administração de Infraestrutura e Serviços - Telefone: 51 3591 1122 Ramal: 5235