Gestão Estratégica de Custos na Cadeia de Valor do Leite e Derivados

Elza Hofer, José Antonio de Souza, Antonio Robles Junior

Resumo


O presente artigo tem por objetivo apresentar uma pesquisa sobre a gestão estratégica de custos na cadeia de valor. A pesquisa apresenta uma análise crítica aos métodos tradicionais de custos e procura demonstrar a importância da gestão de custos, integrada ao gerenciamento do negócio das atividades através da cadeia de valor. Busca, também, demonstrar como custear em um ambiente competitivo. O ambiente competitivo sugere mudanças na forma de administrar os custos para possibilitar a continuidade da empresa no mercado. A gestão estratégica de custos em cadeia de valor é fundamental para garantir a competitividade dos seus agentes, com base, também, na transparência, e na sua relação interdependente, no ciclo de vida do produto, buscando novos mercados e desenvolvendo os já existentes. No caso do leite e derivados, conclui-se que a cadeia de valor é altamente sensível, tendo em vista a influência de fatores externos, pois o Brasil, ainda não é auto-suficiente na produção do leite, ou seja, ainda importa leite, o que, em determinadas ocasiões, por razões cambiais, afeta a cadeia de leite e derivados, elevando o custo do principal insumo.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2358-856X

Associação Brasileira de Custos
Av. Unisinos, 950 - Caixa Postal 275 - CEP: 93022-000 - São Leopoldo - RS - Brasil
Diretoria de Administração de Infraestrutura e Serviços - Telefone: 51 3591 1122 Ramal: 5235