Educação Financeira x Comportamento do Consumidor no Mercado de Bens e Serviços

Autores

  • Viviane Andrea Correa Coladeli FAH/UNASP-HT
  • Samuel Carvalho De Benedicto PUC-Campinas
  • Edilei Rodrigues de Lames FAH/UNASP-HT

Palavras-chave:

Finanças Pessoais

Resumo

A Educação Financeira não é explorada na maioria das escolas de Ensino Fundamental e Médio. Também nas Faculdades, geralmente, não existem disciplinas sobre dinheiro, orçamento familiar e pessoal. Diante do consumo excessivo, muitas pessoas contraem dívidas, comprometem significativamente sua renda e em muitos casos, acabam se tornando inadimplentes, não cumprindo com seus compromissos financeiros. O objetivo deste estudo foi analisar o comportamento do consumidor no mercado de bens e serviços e discutir aspectos ligados à educação financeira e de consumo dos indivíduos, com foco no controle das finanças pessoais. Foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa descritiva com entrevistas pessoais. Foram analisados os perfis de clientes finais que buscavam empresas para contrair empréstimos para cobrir limite de cheque especial, cartão de crédito e até financiamentos para necessidades pessoais e compra de veículos. A pesquisa permitiu analisar os fatores primordiais relacionados aos desvios de comportamento do consumidor, tais como: baixo salário, cobrança de juros abusivos, práticas consumistas, entre outros. Os resultados obtidos apontaram dificuldades no gerenciamento das finanças pessoais causados pela falta de Educação Financeira.

Downloads

Como Citar

Coladeli, V. A. C., De Benedicto, S. C., & de Lames, E. R. Educação Financeira x Comportamento do Consumidor no Mercado de Bens e Serviços. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/26

Edição

Seção

Custos como ferramenta para o planejamento, controle e apoio a decisões