Custos de Oportunidade: Evolução e Mensuração

Autores

  • Auster Moreira Nascimento
  • Marcos Antônio De Souza

Resumo

Entre os autores das escolas econômica, contábil e de finanças, existe o consenso de que os métodos tradicionais de mensuração de custos não são suficientes para respaldar o processo de tomada de decisões. Considerando que uma decisão envolve a escolha entre várias alternativas para a aplicação de um determinado recurso, o principal fator que orienta o decisor é o benefício que cada alternativa de decisão poderia proporcionar em face do consumo daquele recurso, ou seja, o que deve nortear a decisão é o conceito de custo de oportunidade, definido como o valor que se deixa de ganhar por ter-se decidido investir o recurso em uma alternativa de ação, ao invés de em outra. Este conceito tem um papel relevante no processo decisório e vem sendo abordado pelos autores das escolas acima, que, contudo, limitam sua utilização ao momento da decisão, não se atendo ao fato de que o conceito pode também ser usado como uma excelente forma de avaliação de desempenho do decisor, desde que a informação seja registrada de forma correta pela contabilidade. Este estudo revisa o conceito de custos de oportunidade desde sua origem e propõe alternativas para sua mensuração e registro.

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Como Citar

Nascimento, A. M., & De Souza, M. A. Custos de Oportunidade: Evolução e Mensuração. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/2600

Edição

Seção

Gestão Econômica (GECON)