Um Estudo Empírico Sobre Governança Corporativa No Brasil: Reação do Mercado Acionário Ao Nível 1 da Bovespa

Autores

  • Gloria Maria Baptistella Comerlato
  • Paulo Renato Soares Terra
  • Luiz Otávio Braga

Palavras-chave:

Novo Mercado

Resumo

Motivado pelas novas práticas de governança corporativa, a Bovespa resolveu adotar um mercado conduzido por regras de listagem diferenciadas, aos moldes do já adotado na Alemanha (Neuer Markt), e seguidos pela França (Noveau Marché), Inglaterra (TechMark) e Itália (Nuovo Mercato), intitulado no Brasil de Novo Mercado e Níveis de Governança Corporativa I e II. Esta modelagem parece estar afinada com os interesses dos investidores e aceita por grande parte do empresariado. Este estudo procurou verificar, através de um estudo de evento, se houve uma reação positiva do mercado de capitais brasileiro à adesão de empresas de capital aberto ao Nível 1 das novas práticas de governança corporativa propostas pela Bolsa de Valores de São Paulo. De acordo com o estudo de evento conduzido nesse trabalho, a reação do mercado de ações brasileiro à adesão formal de dez empresas ao Nível I foi em média estatisticamente insignificante.Este resultado pode indicar que o mercado brasileiro não reconhece as novas regras de governança corporativas como suficientes para causar um efeito significativo nos retornos das ações dessas empresas, apesar de haver indícios de que a avaliação do mercado com relação à estas novas práticas é, em princípio, positiva.Outrossim, é possível que a informação referente ao compromisso firme dessas empresas em aderir às novas regras de governança tenham sido absorvidas pelos participantes do mercado de capitais em um período antecedente à janela de evento utilizada nesse estudo.

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Como Citar

Comerlato, G. M. B., Terra, P. R. S., & Braga, L. O. Um Estudo Empírico Sobre Governança Corporativa No Brasil: Reação do Mercado Acionário Ao Nível 1 da Bovespa. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/2619

Edição

Seção

Custos da Responsabilidade Social