Práticas de controladoria adotadas na gestão de Instituições Privadas de Ensino Superior (IPES) do Rio Grande do Sul

Autores

  • Marcos Volnei dos Santos FEMA
  • Ernani Ott UNISINOS
  • Miriam FROSI UNISINOS

Palavras-chave:

Modelo e processo de gestão

Resumo

Este estudo descreve as práticas de controladoria utilizadas na gestão de Instituições Privadas de Ensino Superior (IPES) estabelecidas no estado do Rio Grande do Sul. A amostra do estudo é composta por trinta e duas IPES (37% da população) cujos gestores responderam o instrumento de pesquisa enviado. Trata-se de uma pesquisa descritiva quanto ao seu objetivo, predominantemente quantitativa quanto à abordagem do problema e pesquisa de campo em relação ao procedimento técnico. Os dados foram coletados mediante questionário e no seu tratamento foram utilizadas técnicas estatísticas de distribuição de freqüência, média e desvio-padrão. Os resultados obtidos revelam no que concerne às IES pesquisadas, que não há amadorismo na sua gestão, uma vez que boa parte dos gestores possui formação na área das ciências sociais, muitos com especialização. De forma geral utilizam práticas de controladoria no processo de gestão de suas respectivas IES, com maior ênfase na determinação do ponto de equilíbrio, fluxo de caixa, gestão e planejamento tributário e indicadores não-financeiros, e com menor intensidade fazem uso do balanced scorecard e business intelligence. Em grande parte estes resultados corroboram os achados da pesquisa realizada por Dittadi (2008) com IPES de Santa Catarina.

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Como Citar

dos Santos, M. V., Ott, E., & FROSI, M. Práticas de controladoria adotadas na gestão de Instituições Privadas de Ensino Superior (IPES) do Rio Grande do Sul. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/263

Edição

Seção

Custos como ferramenta para o planejamento, controle e apoio a decisões