Análise da Formação do Preço de Venda e da Margem de Contribuição No Comércio Varejista de Combustíveis
Palavras-chave:
gestão estratégica de custosResumo
O artigo analisa a estrutura de formação do preço de venda dos combustíveis e utiliza a abordagem da margem de contribuição com o objetivo de verificar se a competição por menores preços deve estar centrada no comércio varejista ou em outra etapa da cadeia de valor do setor petrolífero. Neste sentido, analisam-se as alterações ocorridas no mercado de revenda de combustíveis, bem como as principais características do comércio varejista como a padronização definida por normas técnicas dos combustíveis. Demonstra-se a estrutura da formação do preço de venda, com destaque para a gasolina comum, enfocando-se a cadeia de valor setorial que vai desde o produtor até o consumidor final. Analisa-se a margem de revenda do comércio varejista de combustíveis utilizando dados da estrutura de custos em três postos de combustíveis pesquisados, que se localizam na região da Grande Florianópolis em Santa Catarina. Para tal, desconsidera-se o custo direto variável de aquisição dos combustíveis para verificar se a estrutura de custos no comércio varejista de uma mesma região proporciona a oferta de preços diferenciados por litro de combustível. Por fim, apresenta-se a abordagem da margem de contribuição por meio da análise de fatores externos que interferem na capacidade dos postos de combustíveis em cobrir seus custos fixos, tomando-se como exemplo a evolução do número de postos de combustíveis na região da Grande Florianópolis em relação à evolução da frota de veículos e ao consumo da gasolina comum.Downloads
Como Citar
COELHO, E. K., & Borgert, A. Análise da Formação do Preço de Venda e da Margem de Contribuição No Comércio Varejista de Combustíveis. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/2630
Edição
Seção
A Mensuração de Custos no Setor de Serviços