O Custeio Baseado Em Atividade Em Organizações de Serviços

Autores

  • Maria da Glória Arrais Peter
  • Maria Naiula Monteiro Pessoa
  • Maria das Graças Arrais de Araújo
  • Fabio Arrais Peter

Palavras-chave:

Mensuração de Custos

Resumo

Embora toda organização tenha alguma parte de suas operações classificadas como sendo um serviço, é pouco freqüente se explicitar certas dificuldades inerentes ao processo de melhoria em serviços. Diferentemente da indústria de manufatura, a indústria de serviços apresenta características bem peculiares: os serviços são mais intangíveis do que tangíveis; são menos padronizados e uniformes; não podem ser estocados; geralmente não podem ser protegidos por patentes; é difícil de se estabelecer o preço em virtude de ser sustentado em trabalho humano; são simultaneamente produzidos e consumidos. Admitindo-se que até mesmo os fabricantes de mercadorias possuem ao menos alguns processos de serviços puros, e que as empresas estão no negócio para prestar um serviço a seus clientes, e não simplesmente para produzir mercadorias, toda e qualquer organização pode se beneficiar da aplicação das melhores práticas organizacionais para satisfazer seus clientes. Nesse sentido, procurou-se verificar a aplicabilidade do Custeio Baseado em Atividade nas organizações de serviços, concluindo-se que as características desse método de custeio permitem que o mesmo se torne tão aplicável a organizações de serviços quanto a indústrias.

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Como Citar

Peter, M. da G. A., Pessoa, M. N. M., de Araújo, M. das G. A., & Peter, F. A. O Custeio Baseado Em Atividade Em Organizações de Serviços. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/2637

Edição

Seção

A Mensuração de Custos no Setor de Serviços