Organizações de Serviços No Brasil: Estratégias Competitivas e Aspectos de Custos

Autores

  • Carlos Alberto Diehl
  • Cláudio Reis Gonçalo
  • Gustavo de Ávila Martins

Palavras-chave:

serviços

Resumo

Organizações de serviços no Brasil têm enfrentado diversas mudanças ambientais nos últimos anos, principalmente devido à abertura da economia e a privatizações. Para enfrentá-las, muitas organizações tiveram que repensar suas estratégias competitivas e suas práticas gerenciais. Estratégias Competitivas são implantadas nas organizações através de Dimensões Competitivas, que se realizam através de ações concretas. Visando identificar quais dimensões competitivas estão sendo declaradas e praticadas, foi conduzida uma pesquisa envolvendo 49 organizações de serviços entre as 500 maiores e melhores do Brasil. A pesquisa mostra uma tendência das organizações em focar em ações de linha de frente (palco), mais do que em ações de suporte (bastidor). Adicionalmente, as organizações não parecem estar declarando a mesma dimensão competitiva que estão praticando. Também as organizações de uma forma geral não parecem bem sistematizadas para gerir custos.

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Como Citar

Diehl, C. A., Gonçalo, C. R., & Martins, G. de Ávila. Organizações de Serviços No Brasil: Estratégias Competitivas e Aspectos de Custos. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/2641

Edição

Seção

A Mensuração de Custos no Setor de Serviços